quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Belas ferias...

Tanta coisa para dizer...

O manel ja se foi embora para o outro aeroporto...

Bem... Dizer que foram as melhores ferias da nossa vida e dizer poco... bastante poco... Fica apenas a certeza que e assim que nos sentimos bem, a viajar e a fazer coisas totalmente diferentes daquelas que fazemos durante o ano.

O meu avo ensinou-me uma coisa num dos nossos passeios. "As Ferias sao para descansar... Mas nao para descansar o corpo... As ferias sao para descansar a cabeca dum ano de trabalho"

E precisamente assim que nos sentimos. Extremamente cansados fisicamente desta viagem de um mes e meio que nos levou a sitios que nunca imaginamos mas bastante preparados mentalmente para o ano que ai vem. Posso dizer que todo o stress da faculdade, toda a aceleraccao que a cidade nos imprime ou toda a monotonia que as vezes levamos na nossa vida normal foram totalmente esquecidos. Sentimo-nos preparados para voltar e para voltar com outra prespectiva das coisas.

Nos crescemos... Com os doentes que ajudamos, com as pessoas que conhecemos, com os sitios que visitamos, com as conversas que tivemos e sobretudo com o tempo que passamos em viajem... em silencio... em reflexao. Tudo ajudou para esta viajem. Quando se viaja sem dinheiro ,para os luxos que temos diariamente, numa cultura tao diferente, as dificuldades aparecem com bastante frequencia e foi exactamente esse ponto que tornou esta viajem tao especial... Atrevo-me a dizer que (nao sei se o manel concorda porque nao esta aqui) os momentos que gravamos desta viagem nao foram o taj mahal ou o palacio de mysoor ou os templos de hampi mas sim apanhar boleia de um camiao a meio da noite com um tipo que nao percebia patavina de ingles, no qual passamos 6 ou 7 horas... ou entao alugar-mos uma vespa mais velha que nos, e fazer 160 KM nela numa estrada perigosa mas linda, ou entrarmos num comboio sem bilhete, e passarmos 8 horas num cubiculo de 1 metro quadrado (os 2) com policias com grandes bastoes a perguntar-nos o que e que estavamos ali a fazer... Pelo menos a mim, esses momentos estao marcados com mais forca.

Ja passou quase um mes mas lembro-me da cara de todos os doentes que estavam na nossa casa. Antes de ir fazer voluntariado ja sabiamos que nao iamos mudar nada, ja sabiamos que iamos para la para ser ajudados, para darmos mais valor a vida que temos em portugal. Sei que deixamos marca em muitos doentes mas nao se compara com a marca que eles deixaram em nos. Foi sem duvida uma componente extremamente importante desta viajem e sem ela tudo teria sido diferente.

Vimos muita gente a viajar como nos mas com o nosso a vontade para meter conversa e para conhecer pessoas nao vi ninguem... E dificil contar o numero de pessoas que conhecemos nesta viajem e refiro-me a conhecer aserio, ou seja, a trocar emails numeros de telefone etc.. Cada pessoa aqui tem uma historia brutal por tras para contar... nao ha historias aborrecidas porque na india acontecem sempre coisas que valem a pena contar e portanto quando se conhece alguem observa-se a boca dessa pessoa a abrir com a nossa historia e damos por nos com a nossa boca ainda mais aberta com a historia dele. Sao sempre sempre excelentes historias e fazem-nos sentir como se fizessemos parte de uma minoria da humanidade que decidiu que o pais onde vive e bom mas e um cubiculo e que portanto e necessario, sobretudo enquanto se pode, viajar e conhecer coisas novas, pois vai chegar o tempo em que os nossos ossos ja nao nos permitem dormir na casa de banho de um comboio, ou a prudencia ja nao nos vai deixar tomar banho no ganjes nem apanhar boleias esquesitas...

E esse tempo vem ai... e vem depressa maneiras que uma certeza fica com esta viajem... para o ano ha outra porque... quando o superfluo nao existe conseguimos ver as coisas de outra maneira...

Queria agradecer a toda a gente que nos ajudou a concretizar esta viajem, especialmente a nossa familia... ha familias que nao percebem a importancia que tem uma viajem destas no crescimento de 2 jovens mas felizmente a nossa nao e assim... nao ha dinheiro para carros e motas mas se e para ir a india faz-se um esforco... Quando tiver filhos tambem os vou suportar nestas coisas... Queria tambem agradecer as pessoas que seguiram este blog e que nos fizeram sentir embaixadores de portugal nesta terra das mil e uma noites...

E a Deus...

A todos um grande abraco e obrigado por tudo e se algum dia nao tiverem destino para ir recomendo esta viajem que acabamos de fazer... Nao posso dizer "a mesma viajem" porque nao ha 2 viajens iguais...